Uma dúvida comum para os donos de empresas de todo o mundo é sobre qual dos tipos de controle de estoque é mais eficiente.
Existem três opções principais que realizam essa função. São elas: o controle manual, a planilha de contagem e o software de gerenciamento.
Mas, afinal, qual a melhor entre as três alternativas de tipos de controle de estoque para as corporações? A fim de responder essa questão, preparamos um guia completo. Confira:
Conheça os três tipos de controle de estoque mais comuns
Controle de estoque manual
É mais utilizado em pequenos negócios, em que não há uma grande quantidade de produtos e, assim, a organização pode ser feita por meio de mecanismos simples.
Um benefício muitas vezes considerado é o fato dessa alternativa ter custos reduzidos, já que toda administração é capaz de ser realizada utilizando papel e caneta, por exemplo.
Esse método parece fácil inicialmente. Mas, com o crescimento nas demandas, pode-se tornar demorado e pouco efetivo em relação aos demais, diminuindo as possibilidades de elevação do lucro.
Planilha de contagem
Com essa opção, são usados recursos em que os meios digitais são levados em consideração.
Um ponto negativo aparece quando surge a necessidade da utilização de fórmulas complexas, que podem não ser entendidas completamente pelos outros funcionários.
Além disso, a usabilidade não é facilitada, uma vez que ações como a navegação dentro das planilhas nem sempre pode ser ágil. Buscas internas também levam mais tempo do que o desejado.
Por fim, vale citar que, não sendo uma tarefa automatizada, diversos erros tem a possibilidade de ocorrer no processo de digitação, abrindo espaço para prejuízos que impactam os negócios.
Softwares de controle
Por meio dessa tecnologia, as corporações resolvem todas as questões ligadas aos itens guardados por meio de programas simples e de fácil uso.
Utilizando os chamados sistemas ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa na tradução), as companhias conseguem assegurar a vantagem competitiva necessária para se destacarem no mercado.
Isso porque, entre outros pontos positivos, essa inovação permite reduzir consideravelmente os custos, por realizar uma verificação constante das mercadorias presentes. Assim, é possível descobrir se há produtos em falta ou em excesso.
Caso não existam itens suficientes internamente, faz-se necessário realizar novos pedidos para os fornecedores. Ao utilizar o melhor dos tipos de controle de estoque, essa operação se torna dinâmica e não perde-se tempo.
Com essa organização ativa, a instituição pode, também, realizar projeções financeiras, uma vez que a plataforma ERP gera relatórios em tempo real, que permitem tomadas de decisões certeiras e com o embasamento preciso.
Desse jeito, toda a equipe consegue ter sua produtividade aumentada, já que tarefas repetitivas são reduzidas e, dessa maneira, há maior otimização dos processos.
Conte com o mais eficiente dos tipos de controle de estoque
Ao buscar uma ferramenta de gestão empresarial focada em alavancar os resultados da organização, os administradores devem ter em mente que é essencial encontrar o software adequado para o seu negócio.
Em situações como essa, plataformas como SAP Business One, fornecida pela Ramo Unidade de Negócios de Belo Horizonte, são as ideais para se ter o êxito almejado.
A razão para isso é simples. De fácil usabilidade e interface intuitiva, essa tecnologia permite que toda a equipe desenvolva uma visão sistêmica sobre a empresa.
Desse modo, há a possibilidade de realizar as atividades-chave da companhia, como o controle de estoque, a gestão financeira e o acompanhamento das compras e vendas, de maneira descomplicada.
Quer saber mais sobre o SAP Business One e desfrutar do melhor dos tipos de de controle de estoque? Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas com nossos representantes!
Comments