top of page

Gestão de recursos humanos: como otimizar a produtividade com sistema ERP


A gestão de recursos humanos é uma área estratégica para negócios de diferentes portes e segmentos, influenciando aspectos como cultura organizacional, produtividade e satisfação dos colaboradores.

Apesar da centralidade do RH na gestão de empresas, uma pesquisa da Deloitte identificou que apenas 39% do expediente é produtivo, o que corresponde a menos da metade do dia de trabalho.


Outro dado relevante é que 56% das empresas estão reformulando seus processos de RH visando à incorporação de ferramentas digitais, o que demonstra uma expectativa de melhorá-los.


A seguir, conheça como o sistema ERP beneficia a gestão de recursos humanos viabilizando o aumento da produtividade e revisão de processos. Confira!


Como o sistema ERP otimiza a gestão de recursos humanos?


O sistema ERP – sistema integrado de gestão empresarial – é uma ferramenta que pode ser incorporada a todos os departamentos, com ganhos significativos também na área de RH.


O setor de recursos humanos é estratégico, pois permeia todas as hierarquias e

departamentos, precisam atender demandas legais e promover a gestão de pessoas.

Dessa forma, a otimização dos processos da gestão de recursos humanos pode influenciar positivamente a tomada de decisão e operação de todo o negócio.



Integração dos setores


A primeira vantagem do sistema ERP que influencia os processos e produtividade do RH é a integração entre setores.


Por meio desse recurso, os gestores conseguem ter acesso facilitado a informações, como:


  • Cadastro de colaboradores;

  • Salários e benefícios;

  • Controle de eletrônico;

  • Folha de pagamento;

  • Cálculo de horas extras.


Com essas informações facilmente acessíveis independente do departamento, a gestão de recursos humanos fica menos suscetível a erros operacionais críticos.


Centralização de dados e informações


Outro benefício da tecnologia na área de RH é a centralização das informações e dados operacionais.

Esse aspecto permite um controle do desempenho dos colaboradores, verificando questões como produtividade, faltas, atrasos, horas extras e outras.


Além disso, a unificação garante um armazenamento de longo prazo dos dados, o que é essencial à segurança operacional e legal do negócio

.

Padronização e otimização de processos


A implantação de um sistema ERP viabiliza o mapeamento dos processos de RH visando identificar gargalos ou erros recorrentes e desenvolver metodologias padronizadas que sejam mais eficazes.

Esse tipo de transformação na gestão de RH permite reduzir erros, retrabalhos e custos e aumentar a produtividade desse departamento estratégico.


Incorporação de exigências legais

O setor de RH precisa desenvolver diversas tarefas burocráticas e cumprir exigências legais, como a adequação ao eSocial para automatizar as informações previdenciárias e trabalhistas dos colaboradores.


Nesse cenário, o sistema ERP dispõe de recursos que viabilizam centralizar os dados necessários e automatizar a atualização das informações, garantindo cumprimento aos processos legais estabelecidos.



Como o SAP Business One viabiliza esses benefícios?


Para melhorar a produtividade da gestão de recursos humanos é preciso contar com um software completo e personalizável, como o SAP Business One.


A solução disponibilizada pela Ramo Unidade de Negócios de Belo Horizonte dispõe de recursos que permitem o controle centralizado de toda a operação e automação de atividades da área de RH, além de ter recursos personalizáveis de acordo com o segmento e porte da empresa. Entre as funcionalidades destacam-se:


  • Gestão financeira;

  • Gestão de recursos humanos;

  • Gestão de vendas e clientes;

  • Controle de aquisições;

  • Controle de estoque e distribuição.


Com esses recursos, a empresa consegue diferenciar-se da concorrência, desenvolvendo uma operação mais produtiva, eficiente e voltada aos resultados.


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page