O panorama atual, delimitado pela crise do novo Coronavírus, tem suscitado grandes desafios para as pequenas e médias empresas, desde o atendimento ao cliente até o planejamento e controle de estoque.
Em decorrência ao período de quarentena e o aumento do home office, esses empreendimentos vêm sofrendo grandes impactos nas vendas e no faturamento.
Por isso, aumentou também a necessidade de investir em novas tecnologias para garantir a conectividade e competitividade necessária para sobreviver a esse período.
Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Capterra, 43% dos entrevistados declararam que suas instituições adotaram novas plataformas com a incidência da Covid-19.
Entretanto, apesar das inovações, implementar um planejamento e controle de estoque efetivo ainda pode ser um obstáculo para as companhias. Para te ajudar nessa missão, separamos abaixo 7 estratégias bastante eficientes. Confira.
7 iniciativas para planejamento e controle de estoque
A correta administração logística proporciona uma série de benefícios para uma corporação, como melhor colaboração do time, potencializa o relacionamento com o consumidor, permite a projeção de cenários futuros, automatizações e visão holística da empresa.
Mas momentos de crise exigem ainda mais atenção e resiliência por parte dos gestores, especialmente para adequação das mudanças necessárias. Nesse sentido, algumas das principais medidas para planejamento e controle de estoque são:
1 – Avalie sua nova demanda
Com as instabilidades do mercado, provavelmente a sua demanda não é a mesma. Por isso, é fundamental realizar um levantamento de quais produtos possui um giro menor e quais são as mercadorias que apresentaram um número de vendas estável ou maior do que o normal.
Essas informações serão cruciais para que você consiga estabelecer prioridades e direcionar o seu negócio.
Uma dica é adaptar o seu time comercial para acompanhar essas alterações no comportamento do consumidor, com o objetivo de direcionar seus esforços para as mercadorias com maior potencial de conversão e, consequentemente, aumentar as vendas.
2 – Mantenha a contagem dos itens em dia
Um grande problema do estoque, mesmo sem a incidência de crises, é a contagem dos itens. Na prática, é um processo que pode gerar uma série de obstáculos e, quando feito errado, resulta em graves consequências operacionais.
Por essa razão, uma maneira bastante eficiente de garantir dados corretos e frequentes é a produção de um inventário de estoque.
Esse documento viabiliza a listagem completa de todas as mercadorias armazenadas, como também os valores e outras informações relevantes.
3 – Adeque novas solicitações
Com base na nova demanda e com os dados dos produtos é necessário adequar a disponibilidade de mercadorias e as novas solicitações.
Manter um planejamento e controle de estoque equilibrado é a principal missão para evitar prejuízos com itens parados ou indisponíveis para venda.
Inclusive, a dica também é sempre ficar de olho no mercado e identificar novas oportunidades de negócios no seu nicho.
4 – Renegocie com fornecedores
Em períodos de crises, é fundamental estar atento às negociações com os fornecedores e, sempre que possível, rever contratos para minimização de custos.
Outra possibilidade é pesquisar sempre novas propostas no setor em busca de melhores condições.
5 – Se atente aos prazos
Atrasos, mesmo em épocas de instabilidades e pandemias, podem resultar em ruptura da confiança entre a empresa e o consumidor.
Por isso, é essencial implementar uma gestão de entregas efetiva e manter os clientes sempre informados. A transparência nesse momento é fundamental para garantir a satisfação do público e evitar avaliações negativas ou reclamações.
6 – Treine o seu time
O sucesso da implementação das estratégias para planejamento e controle de estoque depende diretamente do engajamento dos colaboradores.
Por esse motivo, é de suma importância treinar o time de acordo com as novas diretrizes, métodos ou tecnologias adotadas. Quanto mais inteirados os funcionários estiverem, maiores são as chances de gerar resultados positivos.
7 – Conte com a tecnologia
Por fim, não podemos falar sobre otimização sem citar a tecnologia como elemento principal para o planejamento e controle de estoque. Com o auxílio das plataformas corretas, é possível interligar setores estratégicos e obter informações em tempo real.
Uma das melhores soluções do mercado é o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Unidade de Negócios de Belo Horizonte. A plataforma de gerenciamento integrado permite a conectividade e mobilidade que uma organização precisa para se manter competitiva.
O ERP também possibilita uma administração completa da corporação, desde a logística até o setor financeiro, proporcionando aos gestores uma visão geral do negócio, viabilizando a redução de custos e a identificação rápida de possíveis gargalos.
Deseja saber mais? Entre conosco e conte com o suporte da nossa equipe. Estamos atentos às mudanças do mercado e constantemente temos nos atualizado para auxiliar os nossos parceiros a passarem por esse momento com o mínimo de impacto possível.
Comments